Desenvolvimento da App de Educação Musical “Música Seis”
Cliente: Santillana Editores
Ano: 2017
Tipo de Projecto: App Development, Web Development
Cliente: Santillana Editores
Ano: 2017
Tipo de Projecto: App Development, Web Development
No âmbito do projecto “Música Seis – Educação Musical 6.º Ano”, a Santillana Editores abordou a nossa equipa com o objectivo de desenvolver uma aplicação móvel e web, de apoio ao manual escolar.
A aplicação, acessível para alunos e professores, pretende aumentar a envolvência dos alunos com a disciplina de Educação Musical, promovendo a aprendizagem e a interpretação musical.
Assim, a aplicação móvel está dividida em três partes: simulador de instrumentos musicais, karaoke musical (com pautas e diferentes instrumentos) e caixa de ritmos.
O desenvolvimento da interface e dos elementos gráficos ficou a cargo da Portugal Multimedia, tal como todo o trabalho de desenvolvimento ao nível da programação e compatibilidade de sistemas operativos.
Permite que os alunos vão tocando e treinando, com instrumentos virtuais, aquilo que aprenderam nas aulas.
O simulador é composto pelos instrumentos da orquestra orff. São eles o piano, xilofone, jogo de sinos, triângulo, pandeireta, maracas, reco-reco, clavas e timbale.
É possível interagir com os instrumentos de duas formas. Nos smartphones e tablets, utiliza-se o touch screen ou, em alguns instrumentos, através do reconhecimento de movimentos, Por exemplo, no caso das maracas, é possível tocar-se ao abanar o smartphone, tal como se de uma maraca se tratasse.
No desktop, é possível interagir com os instrumentos através do rato ou com uso do teclado.
Permite estudar e explorar as partituras e todos os instrumentos utilizados nas musicas do manual escolar.
O Karaoke está dividido por níveis, de acordo com o manual “Música Seis”. Em cada música, é possível ver-se os diferentes instrumentos que a compõe, sendo que cada um possui uma faixa com a partitura correspondente.
O conjunto de controlos disponíveis ao utilizador permitem-lhe utilizar o karaoke de forma fácil e intuitiva. Primariamente, é possível fazer play, pause, stop, avançar e recuar. Mas não só. Pode aumentar e diminuir o volume da música e a velocidade de leitura do ficheiro. Desta forma, possibilita uma aprendizagem a um ritmo mais lento. A interface possibilita também ao utilizador ligar ou desligar cada faixa, podendo assim só ouvir e focar-se no instrumento que pretende aprender. Além disso, é possível visualizar em que segmento da música se encontra e escolher qual a fase que pretende.
Permite criar um beat de forma simples e intuitiva, com a utilização dos sons de alguns instrumentos da orquestra Orff.
Timbale, triângulo, pandeireta, reco-reco, maracas e clavas são os instrumentos musicais que se podem utilizar para criar um beat.
Esta pequena app permite compor melodias, que podem ser facilmente editadas ao longo do processo de composição, desligando faixas de instrumentos ou mesmo alterando o ritmo de cada som. É também possível alterar a velocidade total do beat.
O User Interface Design foi pensado de forma a permitir a melhor navegação e interacção com a app, nos diferentes dispositivos.
Um bom UI antecipa as necessidades do utilizador, de forma a oferecer-lhes uma experiência de utilização fácil e intuitiva. Assim, desenvolvemos uma interface user-friendly, a pensar nos mais jovens, que são o utilizador final da aplicação.
Um set de botões e elementos gráficos desenhados propositadamente para a aplicação.
Todos os elementos gráficos da presentes na aplicação foram criados e desenvolvidos pela nossa equipa de propósito para este fim. Seguimos a linha gráfica e cores do manual escolar “Música Seis”.
O esquema de cores respeita a identidade gráfica do projecto “Música Seis – Educação Musical 6.º Ano”.
As cores utilizadas para o design da interface da app foram algumas das que compõem a paleta do manual “Música Seis”. A cor dominante na app, tal como no manual escolar, é o laranja. As outras cores, por sua vez, foram utilizadas em pequeno apontamentos, como no menu do simulador de instrumentos musicais.
As ilustrações dos instrumentos seguiram um estilo que se pretendia mais realista.
A ilustração foi um dos estágios presentes durante a concepção desta aplicação. No final, foram desenvolvidas duas propostas. A primeira proposta seguia uma linha mais minimalista, com um tom mais descontraído e colorido, de forma a despertar a atenção dos mais jovens. A segunda proposta, aprovada pelo cliente, procurou respeitar mais fielmente os instrumentos na realidade. Alguns destes instrumentos foram mesmo recriados em 3D de forma a assumirem um comportamento mais realistico.
Ilustrações finais
Ilustrações propostas inicialmente