Gala Humanitária e Leilão de Pintura
Cliente: Cruz Vermelha Portuguesa
Ano: 2015
Tipo de Projecto: Design Gráfico, Web Design, Web Development, Desenvolvimento 3D
Cliente: Cruz Vermelha Portuguesa
Ano: 2015
Tipo de Projecto: Design Gráfico, Web Design, Web Development, Desenvolvimento 3D
No âmbito das comemorações dos 150 anos da Cruz Vermelha Portuguesa, o Centro Humanitário de Santarém Cartaxo tomou a iniciativa de realizar uma Gala, uma Exposição de Arte e um Leilão de Pintura.
A Portugal Multimedia foi um dos principais patrocinadores deste evento solidário, colaborando na sua pré-produção. Fomos responsáveis por toda a comunicação que envolveu o evento.
Desenvolvemos o Website para o Leilão, que contou com cerca de 80 obras de arte. Fomos também responsáveis pela criação do Catálogo da Exposição, bem como a recolha do seu conteúdo visual (imagens das obras).
O conceito visual escolhido acabou por tornar a capa do catálogo numa homenagem ao trabalho dos artistas plásticos, que gentilmente cederam as suas obras a esta causa.
O objectivo do website era criar uma plataforma 100% funcional para a licitação de cerca de 80 obras em simultâneo, não descurando a comunicação do evento.
Construímos um website completamente responsive, onde todo o processo de licitação foi possível através de um simples smartphone.
Decidimos deixar as obras brilhar e desenvolvemos um website de design simplista, que cumpria integralmente o que era proposto. Para além de ser possível ver e licitar as obras, existia ainda uma nota biográfica de todos os artistas plásticos envolvidos nesta causa.
Numa tentativa de deixar que as obras de arte brilhassem, e fugindo ao tradicional vermelho e branco, desenvolvemos uma capa colorida. Inspirámo-nos no logótipo dos 150 anos da Cruz Vermelha Portuguesa, composto por faixas vermelhas. A cor sólida deu lugar a partes das obras presentes na exposição, sendo que foi importante dar igual destaque a todas elas e não deixar que nenhuma sobressaísse.
Esta acabou por ser a proposta escolhida pelo cliente, e a paginação das restantes páginas seguiu a mesma linha.
A capa para o Catálogo da Exposição e toda a linha gráfica envolvente foram o nosso ponto de partida.
Inicialmente, uma das limitações do briefing era o esquema de cores a ser utilizado: o tradicional Vermelho e Branco, presente em todo o material de comunicação da Cruz Vermelha Portuguesa.
A tagline da exposição fez-nos optar por um conceito visual de estilo manuscrito. Tentámos aproximar a capa do catálogo a algo mais artístico e que remetesse para a arte e pintura.
A escolha da mão como container do texto pretendia dar destaque às mãos que pintam pela humanidade: os artistas plásticos que colaboraram e cederam os seus trabalhos para esta iniciativa.
No seguimento da linha gráfica da Cruz Vermelha Portuguesa, apresentámos uma outra proposta de design, mais minimalista e clean.
A capa seria branca, com um cortante em formato de cruz, que deixaria transparecer o Convento de S. Francisco, local onde iria decorrer a Exposição de Arte.
Apesar de não ter sido utilizado em nenhum suporte de comunicação do evento, construímos em 3D o Convento de S. Francisco, em Santarém, local onde decorreu a Exposição de Arte e a gala dos 150 da Cruz Vermelha Portuguesa.
A modelação do edifício foi feita com base em fotografias de referência.